

ARROZ
"...tratar arroz como vinho..."
Bem-vindo à Terra de Loverice, um arroz que sabe de que terra é.
Um arroz com origem é um arroz que nada tem a esconder, desde a forma como é produzido até chegar ao consumidor, o que representa naturalmente numa maior exigência e responsabilidade em todo o processo de produção.
Um cuidado que se traduz no resultado final: um arroz mais selecionado e de maior qualidade, com um sabor que difere de um vulgar arroz. Isto representa também uma maior vantagem em termos de segurança alimentar.
Alcácer do Sal, Herdade de Portocarro. É aqui que tudo começa. No princípio, há um terreno fértil, abençoado por excelentes condições climatéricas que serve de berço a um arroz que sabe de onde vem. Num arrozal generoso, Loverice é acarinhado por quem cultiva o amor pela terra e respeita o que ela tem para nos dar. E assim vai crescendo de forma sustentável, genuína e autêntica, fazendo-se naturalmente um grande arroz.

LOVERICE
Um arroz que como o vinho, não se prova, sente-se.
A Loverice quis ir mais longe e dar a conhecer um bago com uma única origem, vindo de uma propriedade, que pelas suas características únicas confere uma personalidade própria e um sabor exclusivo ao arroz. Isso faz toda a diferença!
Produzido de forma consciente e responsável, Loverice conta com o apoio do Alentejo 2020, uma iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento da região, cofinanciando projetos que se enquadrem no âmbito da sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos, através do FEDER / FSE / FEEI.

TIPOS
RONALDO
O arroz Ronaldo tem o bago uniforme e uma capacidade extraordinária de absorção de água, duplicando o seu tamanho. Tende a colar-se enquanto é cozinhado pelo que é ideal para cozinhados que se querem cremosos e aveludados.
O seu bago fica al-dente por dentro e cremoso por fora. Como o nosso arroz tem uma capacidade de absorção de água bastante grande, a confeção de um bom caldo é fundamental para o arroz absorver sabores do ingredientes adicionados.
O uso de uma boa panela antiaderente faz toda a diferença.
IDEAL PARA: arroz branco/manteiga, risottos
BOMBA
Proveniente da bacia do mediterrâneo é considerado por muitos chef’s de cozinha como o melhor arroz do mundo.
O seu bago, depois de cozido, aumenta o seu volume até ao triplo e mantém-se sempre solto graças ao equilíbrio entre amilose e amilopectina. Trata-se de um arroz bastante consistente e uniforme, não fica espapaçado nem abre longitudinalmente. O nosso arroz é guardado em câmaras de frio por forma a preservar todas as suas qualidades e nutrientes.
IDEAL PARA: arroz de forno, paelhas ou arroz à valenciana.


Risotto de abóbora e alcachofras
300 gr de arroz para risotto Loverice
Cerca de 1L de caldo de legumes
50g de azeite
4 chalotas ou 1 cebola média
3 alcachofras
1 colher de sopa de queijo mascarpone
Queijo parmesão qb
300 gr abobora
1 cenoura pequena
Cebolinho
Sal, pimenta e vinho branco qb
Comece por reduzir a puré a abobora e a cenoura que usou para o caldo. Reserve. Coza as 3 alcachofras à parte durante cerca de 16/17 minutos, por forma a não transmitir um sabor amargo ao caldo. Retire todas as pétalas até ficar apenas com a polpa e reserve. Refogar as chalotas picadas durante 5 minutos. Acrescentar o arroz e envolver durante 1 minuto. Acrescentar um pouco de vinho branco seco e deixar reduzir durante 2 minutos. Acrescente o caldo por 3 ou 4 vezes durante 15 minutos para que o arroz incorpore os sabores, mexendo sempre com a ajuda das abas da panela. A cerca de 5 minutos do fim acrescentar as alcachofras picadas e o puré de abobora e temperar com sal e pimenta. No fim da cozedura juntar o cebolinho picado e o mascarpone. Deixar repousar um pouco e antes de servir envolver o parmesão ralado no momento. O risoto deve ficar caldoso, cremoso e “al dente”.
Risotto de tomate seco pomodoro
300 gr de arroz para risotto Loverice
Cerca de 1L de caldo de legumes
50 mL de azeite
4 chalotas ou 1 cebola
80 gr de vinho branco seco
Sal e pimenta qb
150 gr de tomate seco cortado em cubos pequenos
Manjericão fresco picado qb
50 gr de mozarella de búfala
Queijo parmesão ralado no momento
Refogar as chalotas picadas no azeite até ficarem translúcidas. Acrescentar o tomate seco e deixar no lume durante 2 minutos. De seguida juntar o arroz e envolver bem. Adicionar o vinho branco e deixar reduzir por 2 minutos. Acrescentar o caldo por 3 ou 4 vezes durante 17 minutos, ajustando os temperos. Por fim, juntar a mozarella e mexer suavemente para deixar derreter. Finalizar com o manjericão e com o parmesão. Sirva de imediato.

Risotto de couve romanescu com migas de pimentos piquillo
300 gr de arroz para risotto Loverice
Cerca de 1L de caldo de legumes
50 gr de azeite
4 chalotas ou 1 cebola
80 gr de vinho branco seco
Sal e pimenta qb
½ couve romanescu (ou couve flor)
100 gr pimentos piquillo
100 gr de pão de véspera
½ malagueta
1 ramo de tomilho
1 dente de alho picado
Queijo parmesão ralado no momento
20 gr de manteiga
Salsa ou cebolinho picado
Comece por triturar o pão com os pimentos e o alho e salteá-los num pouco de azeite aromatizado com o tomilho. Reserve. Salteie a couve partida em pedaços pequenos e reserve juntamente com as migas. Refogar ligeiramente as chalotas picadas no azeite até ficarem translúcidas e de seguida juntar o arroz envolvendo bem. Adicionar o vinho branco e deixar reduzir por 2 minutos. Acrescentar o caldo por 3 ou 4 vezes durante 17 minutos, mexendo regularmente com a ajuda das abas da panela. Quase no final da cozedura, envolver o preparado anterior com cuidado e retificar os temperos. Juntar um pouco de manteiga, o queijo e o cebolinho/salsa picada.